Exercícios Técnicos

O que MAIS te motiva a correr?

Essa pergunta pode ter inúmeras respostas, pois ela fala muito sobre VOCÊ!

Se essa pergunta fosse feita a você quando começou a correr a resposta era uma, mas será que hoje seria a mesma?

Talvez sim! Mas tenho certeza que suas metas mudaram e cada dia maisvocê procura aumentar sua resistência para distâncias maiores, ou seu tempo (pace). Quem sabe até os dois juntos. Então, além dos treinos de condicionamento diários, o que mais precisamos saber para melhorar nossos resultados?

Que tal falarmos sobre EXERCÍCIOS TÉCNICOS?

Força e flexibilidade são muito importantes para sua performance, mas ela pode ter mais resultado se você aperfeiçoar sua coordenação e postura, principalmente para corredores que procuram progredir em seus resultados.

A técnica de corrida ajuda a evitar lesões e reduz o impacto nas articulações. Para corredores que já se habituaram a estas técnicas, há uma melhora no tempo de corrida. Num exemplo simples, temos um pace nos 10 km de 6 min por km e baixamos para 5min30seg por Km, esse ganho de performance pode ser ainda maior se melhorarmos a coordenação e técnica.

Percebam os atletas de ponta correndo! Eles parecem não fazer nenhum esforço, isto porque correm com economia de energia e têm a postura correta. Pode ter certeza que foram feitos muitos educativos de corrida para que isso fosse possível.

Os exercícios técnicos executados com repetição, vão educar o seu padrão de movimento. Ao começar a praticar os educativos você terá uma consciência de movimento muito maior. Aliás, muito além disso! Ao melhorar o seu gesto mecânico, sua corrida ficará mais otimizada e econômica. Você vai gastar menos energia para uma mesma velocidade, o que certamente é um fator diferencial para o desempenho.

● Braços e pernas tem que se mover rítmica e uniformemente.

● Os pés deverão apontar para frente, e os quadris e ombros não devem oscilar exageradamente. Isso ocorre quando os braços cruzam a linha medial do corpo, oscilando os ombros, gerando instabilidade e perda de força ou velocidade na corrida. Os braços ajudam no equilíbrio e movimentação para frente, mantendo o exercício linear.

● As mãos devem estar entreabertas, de preferência em forma de concha, mas sempre relaxadas.

● O tronco ligeiramente inclinado à frente, a cabeça acompanhando o eixo do corpo e o olhar à frente uns 15 metros.

● Por fim, a elevação dos calcanhares é muito importante, pois deve acompanhar o aumento de velocidade.

Para trabalharmos os exercícios técnicos, cada profissional tem seu método de ensino ou procura referências para nortear suas aulas ou treinos. Eu acredito que o atleta precisa ter um condicionamento físico mínimo para que possamos iniciar os exercícios, pois eles precisam ser executados com frequência para nosso corpo absorver o aprendizado e torna-lo constante nos treinos diários.

Vamos listar aqui 4 educativos básicos – todos eles podem ser feitos parado no lugar ou com deslocamento.

Dribbling: Execução: elevar o calcanhar alternadamente sem tirar os pés do chão, mais movimento lateral dos braços.

Skkiping: alto e baixo: corrida parada elevando o joelho até a altura do quadril (alto) e elevação de 45º no baixo. Manter os braços em um angulo de 90º.

Soldadinho: correr jogando os pés alternadamente para frente, como se estivesse chutando. Coordenar o movimento lateral dos braços.

Anfersen: elevar o calcanhar até os glúteos (não precisa encostar) coordenado com o movimento de braço.

Vale reforçar que estas dicas são de profissionais da área, capacitados para montar seus treinos, corrigir sua postura e monitorar os resultados do seu corpo. Por isso, sempre que possível, treine acompanhado por um profissional.

Texto Marcos Pinheiro, diretor da @agencia_sportion, Vice-presidente da @abraceo e Bacharel em Educação Física.

Conteúdo, Micheli Baptistim, Bacharel em Educação Física, personal Trainer, Coach e responsável pela Assessoria de Corridas @equipecorreguria e Corre Piá.

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